Escoteiros do Brasil | Redes Sociais | Pular para o conteúdo | Meu Paxtu | Paxtu | Contato

Você está em: Página Inicial › noticias  
 

01/03/2014 - 14:03 . Autor: Winder Garcia . Visitas: 260

Relatório da Vigília Pioneira Distrital

   E viva a Vigília!

A Vigília Pioneira Distrital ocorreu este fim de semana e foi um grande sucesso. Cerca de 37 pessoas entre jovens e escotistas estavam presentes e participaram de discussões e debates sobre o tema “A expressão do jovem no mundo contemporâneo”

 

Costuma-se dizer que na vida há momentos para tudo: trabalho, estudo, diversão, descanso e, porque não, crescimento. Dentro do Ramo Pioneiro existem momentos especiais que se tornam responsáveis pelo crescimento e amadurecimento de seus integrantes. Um desses momentos é a Vigília Pioneira, atividade focada justamente no desenvolvimento dos jovens pioneiros através de palestras, reflexões e debates. E neste final de semana (dias 22 e 23 de fevereiro) ocorreu a Vigília Pioneira do Distrito de Goiânia que teve como tema central A Expressão do Jovem no Mundo Contemporâneo, os pioneiros passaram a noite acordados, mas nunca perderam a animação fazendo dessa atividade um grande sucesso.

A atividade teve início às 19h do dia 22 com a cerimônia de abertura e hasteamento da bandeira nacional. Em seguida ouve a leitura do texto “As chamas”, para já deixar todos participantes no clima de reflexão que iria prosseguir noite adentro. O primeiro grande debate da noite foi dirigido pelo mestre André e teve como tema as manifestações que ocorreram e ainda ocorrem em nosso país. Os pioneiros foram divididos em dois grupos: um a favor e outro contra as manifestações, todos tiveram a oportunidade de falar e expor suas ideias e, apesar de atritos comuns em debates, foi uma excelente atividade que despertou a atenção de todos para questões relevantes de nosso país e, ao final, todos se confraternizaram mostrando que apesar das divergências de opiniões, sabem respeitar e aceitar o próximo.

A janta foi durante a atividade “Pizzaria Pioneira”, o pessoal montou suas próprias pizzas e as assou em fornos elétricos. Depois de bem alimentados mais um debate aconteceu, dessa vez sobre rolezinhos – organizado pelo chefe convidado Winder do G.E. Arara Azul - no qual a turma foi novamente dividida em 2 grupos: um a favor dos rolezeiros e outro representando um shopping e contra os mesmos. O último grande debate da noite foi uma reflexão sobre o texto “As chamas” que tinha aberto a Vigília, onde puderam ser discutidas questões sobre a paz, espiritualidade e amor nos dias atuais.

Para manter todos acordados e animados durante a madrugada ocorreram também apresentações musicais de cada clã, jogos ativos (como um campeonato de vôlei de palitinho e imagem & ação), um lanchinho e até mesmo a gravação de um jogral. Já ao amanhecer um café da manhã, uma troca de presentes entre os clãs e a tradicional música da despedida enceraram mais uma ótima atividade do Ramo Pioneiro de Goiânia, com certeza cada participante guardará no coração os ensinamentos e momentos dessa noite. E que venha o acampaoclã! 

Por Mateus Ponciano e Yan Lima 


UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL - GOIÁS
Rua 74 nº 271, Setor Central - CEP 74045-020
Goiânia - Goiás - Brasil - (62) 3092-3700
Organização Mundial do Movimento Escoteiro