Escoteiros do Brasil | Redes Sociais | Pular para o conteúdo | Meu Paxtu | Paxtu | Contato

Você está em: Página Inicial › noticias  
 

26/11/2018 - 08:11 . Autor: Paulo Braga . Visitas: 255

Jovem Pioneiro recebe Medalha Cruz de Valor - Caio Vianna Martins

No último Domingo, 25 de novembro de 2018, a Diretoria da Região Escoteira de Goiás realizou a entrega da medalha Cruz de Valor Caio Vianna Martins - Grau Ouro, ao jovem Gabriel Amorim Martins Brum, Pioneiro do Grupo Escoteiro Polivalente.

Esta medalha destina-se a reconhecer ações de valor, salvamentos e outros atos que demonstrem bravura e heroísmo, em que se coloca inclusive a vida em risco em favor de outras pessoas. Pela primeira vez tal condecoração foi concedida em nossa Região.

Gabriel, que na ocasião do salvamento era Sênior com 16 anos, voluntariamente auxiliou o trabalho dos bombeiros numa enchente após fortes chuvas em Goiânia. A água estava a altura do peito e ele se colocou a disposição para auxiliar os trabalhos de salvamento. 
Em seu processo de concessão, aprovado pelo Conselho de Administração Nacional, foram inclusive colhidos relatos dos bombeiros que não mediram elogios pra descrever a atuação do jovem naquela ocorrência, apresentando-se aos socorristas como escoteiro e que estava sempre alerta pra fazer o que fosse necessário para servir.

No depoimento do 2º Sgt Bombeiro Militar Luiz Emanuel de Alencar Rodrigues, este conta que Gabriel, em um determinado momento, percebeu que em um dos carros que estava mais adiante, ainda tinha pessoas dentro, e se deslocou pela correnteza que havia se formado no alagamento. Mesmo com dificuldades e correndo risco, Gabriel conseguiu retirar uma senhora de 87 anos do veículo que estava rodando, já quase coberto pela água, e transportá-la no colo até o posto onde estava seco. Além disso, acalmou as vítimas que eram resgatadas, e ainda tomando conta da viatura dos Bombeiros, enquanto estes buscavam outras vítimas.

Parabéns ao Gabriel Brum, pelo ato de coragem e atitude Escoteira, merecedor desta medalha que carrega o nome do exemplo Escoteiro, Caio Vianna Martins.

Sempre Alerta


UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL - GOIÁS
Rua 74 nº 271, Setor Central - CEP 74045-020
Goiânia - Goiás - Brasil - (62) 3092-3700
Organização Mundial do Movimento Escoteiro