Escoteiros do Brasil | Redes Sociais | Pular para o conteúdo | Meu Paxtu | Paxtu | Contato

Você está em: Página Inicial › noticias  
 

20/08/2018 - 08:08 . Autor: Paulo Braga . Visitas: 562

Região de Goiás realiza o III ECO - Encontro Centro-Oeste de Escotistas e Dirigentes
Evento aconteceu nos dias 18 e 19 de Agosto, em Goiânia

Nos dias 18 e 19 de agosto de 2018, Goiânia sediou o III ECO - Encontro Centro-Oeste de Escotistas e Dirigentes. O evento oficial dos Escoteiros do Brasil reuniu 34 participantes para troca de experiências, boas práticas e formação, tendo sido sediado no Centro de Excelência do Esporte do estado de Goiás.

No dia 18, a programação contou com visita à Base Escoteira de Pesquisa e Educação Ambiental, em Nerópolis/GO, com apresentação e detalhamentos do espaço e programa de educação ambiental apresentados pelo coordenador do Clube da Flor de Lis - gestor do projeto - Luiz Roberto Botosso Junior. Ainda na Base, houve o lançamento do projeto Scouts Go Solar como uma parte do programa de educação ambiental da Base, pelo embaixador solar Eduardo Pereira de Lima Junior, recém capacitado para a aplicação pela OnG internacional SolAfrica, em treinamento realizado em Kandersteg/Suíça em agosto de 2018. Posteriormente, as palestras sobre Orçamento e Programa Educativo foram proferidas pelo conselheiro nacional Sergio Marangoni e a vice-presidente da Região Escoteira do Distrito Federal, Adriana Frony, respectivamente. No retorno ao Centro de Excelência, teve lugar o Jantar Festivo, com a participação de todos os inscritos no ECO, aberto ainda ao público em geral.

No dia 19, pela manhã, em um grande círculo, cada Diretoria Regional apresentava boas práticas de suas Regiões, abrindo para debates. Posteriormente, o prof Dr. Marlon Soares, da Universidade Federal de Goiás, proferiu palestra sobre Jogos e Atividades Lúdicas, finalizando a manhã com o lançamento do livro Caminho para o Sucesso, reimpressão completa, revista e atualizada da obra de Baden Powell.

Segundo o Diretor Presidente da Região Escoteira de Goiás, anfitriã do evento, Winder Garcia, o evento foi um sucesso. A avaliação dos participantes ao final demonstrou, mais uma vez, que o ECO se consolida como uma importante atividade no calendário nacional. O conhecimento de nossos irmãos escoteiros do projeto que se realiza em Goiás, da Base Escoteira de Pesquisa e Educação Ambiental é fundamental para o seu reconhecimento como um espaço disponível para todos os escoteiros do Brasil e do mundo. É transcendente!

Para Ana Luiza Lima, coordenadora do evento, o III ECO cumpriu com seu objetivo. Trocas de experiências, novas ideias, perspectivas e realidades das quatro regiões apresentadas, e o que considera mais importante: novas amizades e reencontro de amigos de longa data. E nesse misto de inovação e experiência, entregamos o IV ECO ao Mato Grosso do Sul, que o sediará em 2019.

Sempre Alerta!


UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL - GOIÁS
Rua 74 nº 271, Setor Central - CEP 74045-020
Goiânia - Goiás - Brasil - (62) 3092-3700
Organização Mundial do Movimento Escoteiro